“Uma enorme evolução”

22/03/2012 - 11h28 Comissões - Comunicação - Atualizado em 22/03/2012 - 11h28

Para Anatel, escolha de empresa para avaliar qualidade da banda larga é uma evolução

Da Redação

Em resposta ao senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, classificou a escolha de uma Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ) da banda larga no país como “uma enorme evolução” no processo de avaliação do serviço.

A Price Waterhouse Coopers foi a escolhida para aferir os indicadores de "Garantia de Taxa de Transmissão Instantânea" e de "Garantia de Taxa de Transmissão Média" do Serviço Móvel Pessoal (SMP) e dos indicadores de rede do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).

- Antes quem coletava os dados eram as próprias prestadoras de serviços. [O fato de] a coleta dos indicadores estar fora das empresas é uma enorme evolução – salientou.

Segundo Ramos, apesar de a contratação da empresa ser paga pelas prestadoras de serviço não há conflito de interesses. Ele também afirmou que a EAQ é responsável apenas pela coleta de dados e apresentação de indicadores. A fiscalização, reiterou, continua cabendo à Anatel.

- A Anatel pode pedir a qualquer momento auditoria dos processos. Não existe de forma alguma a transferência de possibilidade de fiscalização – disse o representante da agência, que ressaltou a transparência no processo de escolha da EAQ.

Aloysio Nunes questionou a Anatel sobre o processo de seleção da Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ) do serviço de banda larga no país. Segundo o senador, a escolha foi delegada pela agência ao SindiTelebrasil, sindicato patronal das empresas de telecomunicações, o que, em sua avaliação, marcaria conflito de interesses.

Agência Senado

 

Notícias

Assinatura eletrônica e digital: entre prática judicial e debate acadêmico

Opinião Assinatura eletrônica e digital: entre prática judicial e debate acadêmico Cícero Alisson Bezerra Barros 2 de outubro de 2025, 18h25 A confusão entre os termos reside justamente no fato de a assinatura digital ser uma modalidade específica de assinatura eletrônica, mas dotada de requisitos...

A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro

A possibilidade da usucapião de bem imóvel ocupado por um único herdeiro Victor Frassetto Giolo Decisões recentes do STJ trazem clareza à possibilidade de usucapião em herança e evidenciam os impactos da posse exclusiva na partilha familiar. terça-feira, 30 de setembro de 2025 Atualizado às...

Juiz faz audiência na rua para atender homem em situação vulnerável

Proteção social Juiz faz audiência na rua para atender homem em situação vulnerável Acordo homologado garantiu ao trabalhador o recebimento do BPC. Da Redação sexta-feira, 12 de setembro de 2025 Atualizado às 13:05 Uma audiência fora do comum marcou esta semana em Maceió/AL. O juiz Federal Antônio...

A renúncia à herança e seus efeitos no processo sucessório

A renúncia à herança e seus efeitos no processo sucessório Pedro Henrique Paffili Izá O STJ reafirma que renúncia ou aceitação de herança é irrevogável, protegendo segurança jurídica e limites da sobrepartilha. quinta-feira, 25 de setembro de 2025 Atualizado às 07:38 No recente julgamento do REsp...